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Sociedades Doentes do Progresso

Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.

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Sociedades Doentes do Progresso

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Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.

Sociedades Doentes do Progresso de Marc Ferro. Instituto Piaget. Lisboa, 1999, 230 págs. Mole.

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Descrição

Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.

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Peso 360 g

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