Sociedades Doentes do Progresso de Marc Ferro. Instituto Piaget. Lisboa, 1999, 230 págs. Mole.
Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.
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Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.
Sociedades Doentes do Progresso de Marc Ferro. Instituto Piaget. Lisboa, 1999, 230 págs. Mole.
Os homens de 1900 acreditavam no progresso. Os seus filhos, em 1910, anunciavam o fim próximo das epidemias, a saúde para todos e reformas garantidas. No fim deste século, estas certezas desapareceram: o preço da saúde não pára de aumentar, não há ano em que não surja qualquer drama – Chernobil, a sida, as vacas loucas – assistimos, inclusive ao ressurgimento de doenças que imaginávamos erradicadas. Este livro mostra que existe uma relação entre estes fenómenos e o estado de crise generalizada que caracteriza o nosso tempo. Nos países desenvolvidos tudo se passa como se o lugar e o objecto dos grandes conflitos sociais tradicionais tivessem sido deslocados. Ontem, ligados à exploração do homem pelo homem, exprimiam-se pelas greves ou pela revolução. Hoje, a doença substitui a greve, ou acompanha–a, numa reacção de recusa social, tanto se manifestando sob a forma de resistência passiva, como testemunhando a sua desorganização. Contudo, a obsessão da saúde perfeita não desapareceu. A doença é então um desafio disputado pela ordem médica, as empresas, o Estado e a ordem jurídica. Fonte de proveito e de poder, a doença torna-se um personagem social que alarga o seu campo. Explicar os efeitos perversos do progresso, não é abandonar a ideia, mas dar luz a forças novas que as nossas democracias teimam em ignorar.
Peso | 360 g |
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Literatura Estrangeira
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