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Resposta a Matilde

Primeiro livro de ficção depois de Os Clandestinos, Resposta a Matilde, que o autor classificou intencional e ambiguamente de divertimento, é um conjunto de situações romanescas diferentes entre si na técnica narrativa, mas todas elas articuladas por um mesmo desafio: o incomum ou o insólito da vida quotidiana.
Cruzando a lógica da literatura com a lógica da vida – desafio proposto desde o início, levando o leitor, interveniente activo através de um diálogo e de uma trama que o convidam a participar na criação das personagens e no desenrolar da acção, a tornar-se seu cúmplice, para subitamente o ludibriar, introduzindo elementos inesperados. numa técnica de aproximações e distanciações sucessivas- Namora dá-nos um livro em que o inverosímil e o excêntrico se integram no real, tornando histórias aparentemente vulgares -um caso de adultério, uma enigmática compra de ovos, uma viagem de avião, uma suposta herança ou um chapéu-de-chuva -mais imprevistamente alicia- doras do que a mais complicada e astuciosa das telas romanescas.
Os leitores de Fernando Na- mora encontrarão neste livro o virtuosismo e o domínio de linguagem a que estão habituados, mas ficarão constantemente surpreendidos com o jogo que lhes é proposto, em que se conjugam o próprio jogo da vida e o jogo subjacente a toda a criação literária.

5,00 

Resposta a Matilde

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Primeiro livro de ficção depois de Os Clandestinos, Resposta a Matilde, que o autor classificou intencional e ambiguamente de divertimento, é um conjunto de situações romanescas diferentes entre si na técnica narrativa, mas todas elas articuladas por um mesmo desafio: o incomum ou o insólito da vida quotidiana.
Cruzando a lógica da literatura com a lógica da vida – desafio proposto desde o início, levando o leitor, interveniente activo através de um diálogo e de uma trama que o convidam a participar na criação das personagens e no desenrolar da acção, a tornar-se seu cúmplice, para subitamente o ludibriar, introduzindo elementos inesperados. numa técnica de aproximações e distanciações sucessivas- Namora dá-nos um livro em que o inverosímil e o excêntrico se integram no real, tornando histórias aparentemente vulgares -um caso de adultério, uma enigmática compra de ovos, uma viagem de avião, uma suposta herança ou um chapéu-de-chuva -mais imprevistamente alicia- doras do que a mais complicada e astuciosa das telas romanescas.
Os leitores de Fernando Na- mora encontrarão neste livro o virtuosismo e o domínio de linguagem a que estão habituados, mas ficarão constantemente surpreendidos com o jogo que lhes é proposto, em que se conjugam o próprio jogo da vida e o jogo subjacente a toda a criação literária.

Resposta a Matilde de Fernando Namora. Livraria Bertrand. Lisboa, 1981, 260 págs. Mole.

Alfarrabista


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Descrição

Primeiro livro de ficção depois de Os Clandestinos, Resposta a Matilde, que o autor classificou intencional e ambiguamente de divertimento, é um conjunto de situações romanescas diferentes entre si na técnica narrativa, mas todas elas articuladas por um mesmo desafio: o incomum ou o insólito da vida quotidiana.
Cruzando a lógica da literatura com a lógica da vida – desafio proposto desde o início, levando o leitor, interveniente activo através de um diálogo e de uma trama que o convidam a participar na criação das personagens e no desenrolar da acção, a tornar-se seu cúmplice, para subitamente o ludibriar, introduzindo elementos inesperados. numa técnica de aproximações e distanciações sucessivas- Namora dá-nos um livro em que o inverosímil e o excêntrico se integram no real, tornando histórias aparentemente vulgares -um caso de adultério, uma enigmática compra de ovos, uma viagem de avião, uma suposta herança ou um chapéu-de-chuva -mais imprevistamente alicia- doras do que a mais complicada e astuciosa das telas romanescas.
Os leitores de Fernando Na- mora encontrarão neste livro o virtuosismo e o domínio de linguagem a que estão habituados, mas ficarão constantemente surpreendidos com o jogo que lhes é proposto, em que se conjugam o próprio jogo da vida e o jogo subjacente a toda a criação literária.

Informação adicional

Peso 350 g

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