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Entre estes dois pólos dispõem-se em articulação orgânica e harmoniosa os núcleos do Egipto e da Antiguidade Clássica, este com importante acervo de Numismática, presenças de uma cultura mediterrânica, os da China e do Japão, complemento lógico do gosto pelo Oriente, o da Escultura Europeia como marcação paralela à Pintura e o notável conjunto de Artes Decorativas francesas do século XVIII, que se actualiza na Colecção Lalique, repositório e síntese do seu fascínio pelo esplendor do objecto como obra de arte. O núcleo da Pintura Europeia desenha um percurso cronológico a partir do século XV, momento em que esta arte se afirma com autonomia de objecto, libertando-se da funcionalidade narrativa, inscrita em frescos nas arquitecturas, ou em livros iluminados de uso pessoal que também interessaram Calouste Gulbenkian, tendo adquirido belíssimos exemplares.

25,00 

Pintura

Entre estes dois pólos dispõem-se em articulação orgânica e harmoniosa os núcleos do Egipto e da Antiguidade Clássica, este com importante acervo de Numismática, presenças de uma cultura mediterrânica, os da China e do Japão, complemento lógico do gosto pelo Oriente, o da Escultura Europeia como marcação paralela à Pintura e o notável conjunto de Artes Decorativas francesas do século XVIII, que se actualiza na Colecção Lalique, repositório e síntese do seu fascínio pelo esplendor do objecto como obra de arte. O núcleo da Pintura Europeia desenha um percurso cronológico a partir do século XV, momento em que esta arte se afirma com autonomia de objecto, libertando-se da funcionalidade narrativa, inscrita em frescos nas arquitecturas, ou em livros iluminados de uso pessoal que também interessaram Calouste Gulbenkian, tendo adquirido belíssimos exemplares.

25,00 

Pintura de Maria Helena Soares Costa. Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa, 1998, 319 págs. Dura.

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Descrição

Entre estes dois pólos dispõem-se em articulação orgânica e harmoniosa os núcleos do Egipto e da Antiguidade Clássica, este com importante acervo de Numismática, presenças de uma cultura mediterrânica, os da China e do Japão, complemento lógico do gosto pelo Oriente, o da Escultura Europeia como marcação paralela à Pintura e o notável conjunto de Artes Decorativas francesas do século XVIII, que se actualiza na Colecção Lalique, repositório e síntese do seu fascínio pelo esplendor do objecto como obra de arte. O núcleo da Pintura Europeia desenha um percurso cronológico a partir do século XV, momento em que esta arte se afirma com autonomia de objecto, libertando-se da funcionalidade narrativa, inscrita em frescos nas arquitecturas, ou em livros iluminados de uso pessoal que também interessaram Calouste Gulbenkian, tendo adquirido belíssimos exemplares.

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