O Santo Inquérito de Dias Gomes. Editorial Caminho. 1977, 168. Brochado.
(…)Não é apenas o amor que tem por Branca que leva Augusto a preferir a morte a acusá-la; é a certeza de que a sua vida não vale a indignidade que querem obrigá-lo a cometer. Augusto é o homem em defesa de sua integridade moral, cônscio de que o ser humano tem em si mesmo algo de que não pode abrir mão, nem mesmo em troca da liberdade. Ele troca a vida pelo direito de vivê-la com gran deza, ao contrário de Simão. Neste, prevalece o sentimento de sal var-se a qualquer preço. (…) Seu receio de comprometer-se leva-o a assistir à morte de Augusto sem um gesto ou uma palavra em sua defesa. Essa omissão o torna cúmplice, como cúmplices são todos aqueles que se omitem por egoismo ou covardia, podendo fazer valer a sua voz. Quem cala, de fato, colabora.
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(…)Não é apenas o amor que tem por Branca que leva Augusto a preferir a morte a acusá-la; é a certeza de que a sua vida não vale a indignidade que querem obrigá-lo a cometer. Augusto é o homem em defesa de sua integridade moral, cônscio de que o ser humano tem em si mesmo algo de que não pode abrir mão, nem mesmo em troca da liberdade. Ele troca a vida pelo direito de vivê-la com gran deza, ao contrário de Simão. Neste, prevalece o sentimento de sal var-se a qualquer preço. (…) Seu receio de comprometer-se leva-o a assistir à morte de Augusto sem um gesto ou uma palavra em sua defesa. Essa omissão o torna cúmplice, como cúmplices são todos aqueles que se omitem por egoismo ou covardia, podendo fazer valer a sua voz. Quem cala, de fato, colabora.
O Santo Inquérito de Dias Gomes. Editorial Caminho. 1977, 168. Brochado.
1ª Edição
(…)Não é apenas o amor que tem por Branca que leva Augusto a preferir a morte a acusá-la; é a certeza de que a sua vida não vale a indignidade que querem obrigá-lo a cometer. Augusto é o homem em defesa de sua integridade moral, cônscio de que o ser humano tem em si mesmo algo de que não pode abrir mão, nem mesmo em troca da liberdade. Ele troca a vida pelo direito de vivê-la com gran deza, ao contrário de Simão. Neste, prevalece o sentimento de sal var-se a qualquer preço. (…) Seu receio de comprometer-se leva-o a assistir à morte de Augusto sem um gesto ou uma palavra em sua defesa. Essa omissão o torna cúmplice, como cúmplices são todos aqueles que se omitem por egoismo ou covardia, podendo fazer valer a sua voz. Quem cala, de fato, colabora.
Peso | 160 g |
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1ª Edição
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