D. João (Mozart)

A composição de Don Giovanni resultou do grande sucesso obtido por Mozart na sua viagem a Praga em janeiro e fevereiro de 1787. A ópera deveria ter sido estreada a 14 de outubro por ocasião da visita a Praga da arquiduquesa Maria Teresa de Áustria, sobrinha do imperador Joseph II. No entanto, várias dificuldades atrasaram a produção – de que Mozart nos dá conta na sua correspondência – o que tornou inviável a data, tendo Don Giovanni sido substituída por As bodas de Figaro, ópera estreada com grande sucesso no ano anterior. Depois de novo adiamento, por motivos de saúde de um dos cantores, Don Giovanni seria finalmente estreada a 29 de outubro. Tal como qualquer outro compositor, Mozart estava sujeito a todos os contratempos habituais da vida teatral. Conta-se frequentemente que Mozart deixou a abertura para último e que as páginas foram para os copistas com a tinta ainda húmida. Lendas deste tipo são comuns entre os compositores de ópera desta época, mas era normal deixar a abertura para o fim. Os instrumentistas da orquestra estavam habituados a tocar com um mínimo de ensaios, enquanto os cantores tinham de decorar os seus papéis.

6,00 

D. João (Mozart)

6,00 

A composição de Don Giovanni resultou do grande sucesso obtido por Mozart na sua viagem a Praga em janeiro e fevereiro de 1787. A ópera deveria ter sido estreada a 14 de outubro por ocasião da visita a Praga da arquiduquesa Maria Teresa de Áustria, sobrinha do imperador Joseph II. No entanto, várias dificuldades atrasaram a produção – de que Mozart nos dá conta na sua correspondência – o que tornou inviável a data, tendo Don Giovanni sido substituída por As bodas de Figaro, ópera estreada com grande sucesso no ano anterior. Depois de novo adiamento, por motivos de saúde de um dos cantores, Don Giovanni seria finalmente estreada a 29 de outubro. Tal como qualquer outro compositor, Mozart estava sujeito a todos os contratempos habituais da vida teatral. Conta-se frequentemente que Mozart deixou a abertura para último e que as páginas foram para os copistas com a tinta ainda húmida. Lendas deste tipo são comuns entre os compositores de ópera desta época, mas era normal deixar a abertura para o fim. Os instrumentistas da orquestra estavam habituados a tocar com um mínimo de ensaios, enquanto os cantores tinham de decorar os seus papéis.

D. João (Mozart) de Mário de Sampayo Ribeiro [Dir.]. Valentim de Carvalho. Lisboa, s.d., 62 págs. Mole.

Alfarrabista


Sem apontamentos.

Descrição

A composição de Don Giovanni resultou do grande sucesso obtido por Mozart na sua viagem a Praga em janeiro e fevereiro de 1787. A ópera deveria ter sido estreada a 14 de outubro por ocasião da visita a Praga da arquiduquesa Maria Teresa de Áustria, sobrinha do imperador Joseph II. No entanto, várias dificuldades atrasaram a produção – de que Mozart nos dá conta na sua correspondência – o que tornou inviável a data, tendo Don Giovanni sido substituída por As bodas de Figaro, ópera estreada com grande sucesso no ano anterior. Depois de novo adiamento, por motivos de saúde de um dos cantores, Don Giovanni seria finalmente estreada a 29 de outubro. Tal como qualquer outro compositor, Mozart estava sujeito a todos os contratempos habituais da vida teatral. Conta-se frequentemente que Mozart deixou a abertura para último e que as páginas foram para os copistas com a tinta ainda húmida. Lendas deste tipo são comuns entre os compositores de ópera desta época, mas era normal deixar a abertura para o fim. Os instrumentistas da orquestra estavam habituados a tocar com um mínimo de ensaios, enquanto os cantores tinham de decorar os seus papéis.

Informação adicional

Peso 75 g

relacionados

Literatura Estrangeira

Miss Harriet

Des contes de Maupassant surgit un pays, la Normandie de son adolescence. “Ces coins du monde délicieux qui ont pour ses yeux un charme sensuel” sont les falaises du Pays de Caux, la jetée du port du Havre, un lever de soleil éclatant sur la mer, les rives de la Seine. Ces paysages sont animés […]

2,50 

1ª Edição

Príncipes de Portugal

«Aquilino Ribeiro olhou para esses grands de Portugal e pintou-os, como Velasquez fazia, com as tintas do arco-iris. Tais como eram, Melhor, tais como lhe pareceram. Sem deixarem de ser a obra do historiador, escreveu estes perfis o novelista.»

25,00 

Religião

Adventistas do Sétimo Dia Crêem

«Porque se nós, sendo inimigos, fomos re- conciliados com Deus, pela morte do Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida» (Rom. 5:10). Foi necessária a vida de Cristo, do mesmo modo que a Sua morte, para transpor o abis- mo aberto pelo pecado. Ambas são necessárias e contribuem para a […]

7,50 

0
    0
    Carrinho
    Carrinho VazioRegressar à Loja
    WhatsApp chat