Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo
(Marquês de Sá da Bandeira)
Biografia
[Santarém – 26 de Setembro de 1795, Lisboa- 6 de Janeiro de 1876]
Primeiro Visconde e primeiro Barão de Sá da Bandeira. Par do Reino, Moço Fidalgo da Casa Real por alvará de 21 de Agosto de 1823; Commendador da Ordem da Torre e Espada, condecorado com a Cruz de quatro campanhas da guerra pensinsular, Grão-Cruz das Ordens de Isabel a Catholica de Hespanha, de Leopoldo da Bélgica, e do Salvador da Grécia; Grande Official da Legião de Honra de França, Ministro d’ Estado Honorário, e actualmente dos Negocios da Marinha e Ultramar; Marechal de Campo; Director da Eschola do Exercito; e Presidente do Conselho Ultramarino; Sócio da Academia R. das Sc. de Lisboa, etc.
Bibliografia
Folhinha da Terceira para o anno de 1832 bissexto. . Imprensa do Governo (1832)
Documentos officiaes relativos à negociação do tratado entre Portugal e a Gran-Bretanha para a supressão do tráfico da Escravatura: mandados imprimir por ordem da Camara dos Senhadores. Imprensa Nacional. (1839)
O Tráfico da Escravatura e o Bill de Lord Palmerston. Typ. de José Baptista Morando (1840)
Reflexões sobre a pratica do direito eleitorial, dirigidas a Sr. Exaª o Marechal Ministro de Guerra, e aos senhores Generaes e Officiaes do Exercito. Imprensa Nacional (1845)
Carta do Visconde de Sá da Bandeira ao Conde de Sancta Maria sobre a liberdade do votos dos Officiaes Miliateres Typ. Revolução de Setembro (1845)
Carta segunda… ao Conde de Sancta Maria. Contém o exame das accusações que com auctorisação de S. Exª lhe foram dirigidas Typ. Revolução de Setembro (1845)
Factos e considerações relativas aos direitos de Portugal sobre os territórios de Molembo, Cabinda e Ambriz, e mais logares da costa occidental d’África. Imprensa Nacional (1855)
Diccionario Bibliographico Portuguez, Tomo 1, Página 384