Cantata de Dido e Outros Poemas de Pedro António Correia Garção. Livraria Clássica Editora. Lisboa, 1965, 84 págs. Mole.
A Cantata de Dido é a mais alta expressão da veia poética deste discípulo de Horácio, e o que de mais belo poderia produzir, sobre o romântico tema, um poeta sem inspiração de elevado surto e enquadrado no artificia- lismo dos cânones, mas de quem o apurado senso estético de Garrett traçou o seguinte perfil literário: – Garção foi o poeta de mais gosto e (por aventurar uma expressão que não é legítima, mas pode ser legitimada portuguesa) de mais fino tacto que entre nós apareceu até agora. Haverá noutros mais fogo, outros ferverão em mais entusiasmo, criação acaso mais; porém, a delicadeza de Garção só tem rival na antiguidade. A musa pura, casta, ingénua, nunca lhe desvairou: em suas composições há delas onde a mais aguçada critica não esmiuçará um defeito. Tal e a Cantata de Dido…
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A Cantata de Dido é a mais alta expressão da veia poética deste discípulo de Horácio, e o que de mais belo poderia produzir, sobre o romântico tema, um poeta sem inspiração de elevado surto e enquadrado no artificia- lismo dos cânones, mas de quem o apurado senso estético de Garrett traçou o seguinte perfil literário: – Garção foi o poeta de mais gosto e (por aventurar uma expressão que não é legítima, mas pode ser legitimada portuguesa) de mais fino tacto que entre nós apareceu até agora. Haverá noutros mais fogo, outros ferverão em mais entusiasmo, criação acaso mais; porém, a delicadeza de Garção só tem rival na antiguidade. A musa pura, casta, ingénua, nunca lhe desvairou: em suas composições há delas onde a mais aguçada critica não esmiuçará um defeito. Tal e a Cantata de Dido…
Cantata de Dido e Outros Poemas de Pedro António Correia Garção. Livraria Clássica Editora. Lisboa, 1965, 84 págs. Mole.
A Cantata de Dido é a mais alta expressão da veia poética deste discípulo de Horácio, e o que de mais belo poderia produzir, sobre o romântico tema, um poeta sem inspiração de elevado surto e enquadrado no artificia- lismo dos cânones, mas de quem o apurado senso estético de Garrett traçou o seguinte perfil literário: – Garção foi o poeta de mais gosto e (por aventurar uma expressão que não é legítima, mas pode ser legitimada portuguesa) de mais fino tacto que entre nós apareceu até agora. Haverá noutros mais fogo, outros ferverão em mais entusiasmo, criação acaso mais; porém, a delicadeza de Garção só tem rival na antiguidade. A musa pura, casta, ingénua, nunca lhe desvairou: em suas composições há delas onde a mais aguçada critica não esmiuçará um defeito. Tal e a Cantata de Dido…
Peso | 90 g |
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1ª Edição
Ciências
Literatura Portuguesa & Lusofona
Rua Álvaro Cunhal
nº 4A, Piso 1, Escritório 1
2005-414 Santarém
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